Audio Alternativo: também conhecido como SAP, permite selecionar o áudio do programa em transmissão como por exemplo áudio Dublado ou Original, por exemplo.
Autorizado: São canais que tem autorização para operar na frequência citada, mas ainda não entraram no ar. As autorizações são feitas pela ANATEL, controlando assim o funcionamento das transmissões no país. Nos canais Autorizados são replicadas as informações do site da ANATEL. Vale lembrar que essas autorizações podem ser alugadas/cedidas/vendidas/entre outros, alterando assim o canal a ser exibido.
Closed Caption: também conhecida como Legenda Oculta, é um recurso de transmissão de legendas via sinais de TV que podem ser ativadas por aparelhos televisores com este recurso. É destinada a deficientes auditivos, onde descreve as falas e outros sons presentes na cena.
DVR: sigla para Digital Video Recorder, gravador digital da programação da TV. Algumas operadoras comercializam planos com DVR interno ou até mesmo externo, via pendrive e-ou HD Externo.
OTT/Conteúdo Online: são sites de internet, que transmitem programação sob-demanda ou ao vivo, mas que podem ser acessados de qualquer computador, laptop, tablet, smartphone, etc, sem a necessidade de utilizar o decodificador da operadora, proporcionando maior mobilidade ao assinante que pode acessar o conteúdo de qualquer local.
Dolby Digital 5.1: formato de compressão de áudio, que permite a utilização de 5.1 canais de áudio, proporcionando uma qualidade de áudio mais completa e de melhor qualidade.
HDTV: nome dado as transmissões e maior resolução do sinal de TV, proporcionando uma melhor qualidade de vídeo. Pode ser 720i, 720p, 1080i, 1080p, etc. Mais recentemente esta sendo disponibilizados novas resoluções como 4K e 8K, ainda superiores as citadas anteriormente.
Interatividade: são recursos que podem ser selecionados a solicitação do usuário, podendo trazer novas informações junto a transmissão do canal, agregando conteúdos como fotos.
Legenda Eletrônica: recurso de legenda selecionável, que pode ser utilizado para selecionar entre transmissões Dubladas e/ou Legendadas em conjunto com o Áudio Alternativo, caso o canal possua o recurso.
Proporção 16:9/4:3: proporção de transmissão do canal. 16:9 também conhecido como Widescreen é utilizado na maioria das TVs de Plasma/Led/LCD/etc. e é o mais utilizado atualmente. 4:3 é mais utilizado nas TVs CRD (Tubo). Existem muitas formas de adaptar uma transmissão na outra, como PilarBox, WindowBox, Widescreen Anamórfico, Esticado, entre outros.
RDS: recurso utilizado em rádios FM que permite a transmissão de informações caso disponível. Muito utilizado para informar nome da rádio, programação, etc.
SBTVD: Sistema Brasileiro de TV Digital. É utilizado na TV Aberta digital brasileira, utilizando canais UHF.
TV Analógica: Na transmissão analógica, são utilizadas ondas eletromagnéticas contínuas, análogas aos sinais originais. Sinal sujeito a interferências, podendo causar \\\"chuviscos\\\' entre outros. Possui diversas limitações, como transmitir apenas no formato 4:3, e não permitir nenhuma interação com o telespectador.
TV Digital: Na transmissão digital é utilizada uma corrente de bits, em código binário, formado de zeros e uns, ou seja, a mesma linguagem digital dos computadores. Possui uma infinidade de possibilidades, como melhor resolução (HD, 1080p, etc), Widescreen (16:9), vários canais de áudio, multiprogramação, interatividade, entre outros.
UHF: sistema de transmissão de TV Aberta Analógica que transmite os canais de numeração entre 14 e 69.
VC: É uma sigla que vem da expressão em inglês Virtual Channel, ou Canal Virtual em português. É usada em transmissões digitais, onde em cada canal é atribuído uma numeração que pode ser facilmente alterada sem interferir na transmissão do canal. É utilizado principalmente para facilitar o acesso de quem desejar sintonizar o canal.
VHF: sistema de transmissão de TV Aberta Analógica que transmite os canais de numeração entre 2 e 13.
Problemas Técnicos: Indica problemas no transmissor da TV Aberta ou Rádio. Devido a isso, menor alcance ou falha no vídeo ou áudio, por exemplo. Não pode ser utilizado no caso de sinal normalmente não atingir toda a cidade.
VOD: tipo de transmissão feita sob-demanda, ou seja, por solicitação do usuário, onde o mesmo pode ver a programação na hora que desejar.